Dia Nacional de Luta no ABC mobiliza bancários e usuários dos bancos

O Sindicato dos Bancários do ABC percorreu as cidades de Santo André, São Caetano e São Bernardo do Campo para dialogar com os trabalhadores e usuários do sistema financeiro sobre o Dia Nacional de Luta por uma remuneração mais justa, mais dignidade e respeito aos bancários e bancárias de todo o país.

Segundo Belmiro Moreira, secretário de finanças do Sindicato, que coordenou a atividade em São Bernardo, o setor financeiro hoje é o que mais lucra no país e é o setor que menos contrata, de acordo com dados das últimas pesquisas.

“Sabemos que é possível aumentar as contratações, para um melhor atendimento e, entretanto na mesa de negociação sobre emprego, os representantes dos bancos negaram quase todas as cláusulas da pauta de reivindicações. Por isso, estamos intensificando as nossas mobilizações e neste dia de luta conversamos com a categoria e usuários sobre a importância da nossa união para cobrar dos bancos, além de melhores condições de trabalho, do fim das metas abusivas e assédio moral, um reajuste salarial mais digno e PLR mais valorizada”, destaca.

Até o momento, os representantes da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) rejeitaram a maioria das propostas apresentadas pelo Comando Nacional dos Bancários, inclusive as questões que envolvem emprego, condições de trabalho, segurança bancária e saúde do trabalhador.

Os dirigentes sindicais distribuíram aos clientes e funcionários, durante a atividade, carta aberta aos trabalhadores esclarecendo as reivindicações da categoria. Também foram entregues fitas alusivas à Campanha Nacional 2010 e o jornal Notícias Bancárias da região do ABC, que relata as principais notícias do setor e o rumo das negociações.

Nesta quarta e quinta-feira, 15 e 16, ocorrerão em São Paulo as últimas rodadas de negociação entre o Comando Nacional e a Fenaban.

Para o secretário Geral, Eric Nilson, caso os bancos mantenham a postura intransigente, “a categoria não terá outra alternativa senão entrar em greve”, conclui.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram