A Contraf-CUT disponibilizou nesta quarta-feira, dia 17, aos sindicatos e federações a orientação jurídica para a realização de assembleias dos funcionários do Santander, visando a discussão e a aprovação da pauta de reivindicações específicas para as negociações sobre o novo aditivo à convenção coletiva dos bancários. O instrumento vigente termina no próximo dia 31 de agosto.
A orientação é que as assembleias sejam realizadas na próxima semana (22 a 26 de agosto), com o seu resultado sendo informado para a Contraf-CUT até o dia 29 de agosto.
A minuta está sendo elaborada com base na consulta aos bancários do Santander, realizada pelos sindicatos em todo o país, e será disponibilizada pela Contraf-CUT na próxima segunda-feira, dia 22, quando inicia o período de realização das assembleias.
A data indicativa para a entrega da pauta ao Santander é o dia 30 de agosto.
“O aditivo é uma importante conquista dos funcionários do Santander, que até agora são os únicos entre os bancos privados a usufruir de um acordo complementar à convenção coletiva”, destaca o funcionário do banco e secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.
Uma série de direitos foram conquistados com muita luta e negociação, como auxílio-educação, intervalo de 15 minutos dentro da jornada de seis horas, ampliação da licença-amamentação, e licença não remunerada de 30 dias para acompanhamento de familiares com problemas de saúde, entre outros.
Confira o novo calendário de organização:
. 22 de agosto: Contraf-CUT disponibiliza minuta específica de reivindicações aos sindicatos;
. 22 a 26 de agosto: período para realização de assembleias dos sindicatos para discussão e aprovação da minuta específica de reivindicações;
. 30 de agosto: data indicativa para a entrega da minuta específica de reivindicações para a direção do Santander.