A Contraf-CUT elaborou edição especial do Jornal d@s Bancári@s para lembrar o Dia Nacional da Consciência Negra, instituído em 20 de novembro em homenagem a Zumbi dos Palmares, para simbolizar a história de lutas dos brasileiros contra o racismo e a discriminação e por igualdade de direitos e de oportunidades.
Clique aqui para ver o jornal, que está disponível em PDF na seção Publicações do site. O material também pode ser acessado para impressão nas versões gráfica e xerox na seção restrita de Downloads.
“A categoria bancária faz parte dessa luta. A bandeira por igualdade de oportunidades vem sendo um dos principais eixos de reivindicações das campanhas nacionais desde que a então CNB-CUT publicou a cartilha Os Rostos dos Bancários, em 2001, com base em uma pesquisa conduzida pelo Dieese comprovando com números a existência de discriminação por parte dos bancos em relação aos negros, e também contra as mulheres e portadores de deficiência”, lembra Deise Recoaro, secretária de Políticas Sociais da Contraf-CUT.
A publicação relata os avanços dos bancários na luta contra a discriminação, entre eles a realização da pesquisa que resultou no Mapa da Diversidade e a conquista na Convenção Coletiva de Trabalho da mesa temática sobre igualdade de oportunidades.
“Mas não basta obter conquistas no papel. As pesquisas mostram como o preconceito funciona na vida real e é necessário avançar para acabar de uma vez por todas com as discriminações, até que conquistemos na prática o pleno direito de igualdade e de cidadania para todos os brasileiros”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.
O jornal da Contraf-CUT trata ainda da conquista do Estatuto da Igualdade Racial e faz um breve histórico do Dia da Consciência Negra em homenagem a Zumbi dos Palmares.