Visita de sindicalistas do México ocorreu durante Marcha Mundial das Mulheres
A Contraf-CUT recebeu na última terça-feira, dia 27, a visita da delegação de mulheres sindicalistas mexicanas filiadas à central sindical Unión Nacional de Trabajadores (UNT), que se encontram em São Paulo participando da Marcha Mundial das Mulheres. O objetivo foi promover intercâmbio entre as trabalhadoras e debater as práticas sindicais de gênero (formação, organização sindical e negociação coletiva). O encontro foi organizado pela Fundação Friedrich Ebert (FES)
Segundo Deise Recoaro, secretária de Mulheres da Contraf-CUT, o intercâmbio também serviu para informar as trabalhadores sobre as políticas públicas voltadas às mulheres em curso no Brasil. “O tema escolhido pelas trabalhadoras para a realização do debate foi ‘a experiência de negociação coletiva nacional desenvolvida nos últimos anos pela Contraf-CUT, em especial os avanços obtidos com estabelecimento da mesa temática de igualdade de oportunidades'”, destaca Deise.
Troca de experiências
Ivone Silva, secretária-geral da Contraf-CUT, fez abertura da reunião apresentando a estrutura política e de organização da Confederação. Andrea Vasconcelos, secretária de políticas sociais da Contraf-CUT, fez o resgate histórico da mesa temática de Igualdade de Oportunidades, desde a organização da Comissão de Gênero, Raça e Orientação Sexual (CGROS), abordando os temas discutidos e as negociações com a Fenaban.
A reunião ainda teve exposição de Bárbara Vallejos, técnica da subseção do Dieese da Contraf-CUT, sobre a importância das pesquisas e diagnósticos na formulação de políticas para a igualdade.
O encontro contou com a participação de Mario Raia, secretário de relações internacionais da Contraf-CUT, Neiva Ribeiro, secretária de formação do Sindicato de Bancários de São Paulo, e Elaine Cutis, diretora da Contraf-CUT.
Delegação mexicana
A delegação mexicana foi formada por Martha Heredia Figueroa, vice-presidenta de Género de la UNT-México, Hilda Ramírez Garcia, Coordinadora Nacional de Género del Frente Auténtico del Trabajo (FAT), Ana Maria Nolasco, diretora do Sindicato de Trabajadores de la Universidad Autónoma de México (STUNAM), María de la Luz Hoyos, secretaria de Género del Sindicato de Telefonistas de la Republica Mexicana, Eva Castro Cid, representante de Comisionadas de Género en el Sindicato Independencia de Personal de Tierra de Aviación, Mónica Raquel García Bobadilla, Comisionada de Capacitación en el Sindicato Independencia de Personal de Tierra de Aviación, María de Lourdes Ángeles, directora del Sindicato de Trabajadores de Telecomunicaciones, María de la Luz Rocha, secretaria de Asuntos de la Mujer del STUNAM, Sonia Villalba, diretora da STUNAM, Inés Gonzales, directora del Proyecto Sindical de la FES en México, e Waldeli Melleiro, directora del Proyecto Sindical de la FES en Brasil.