A Contraf-CUT, sindicatos e federações assinaram finalmente na terça-feira, dia 30, o Acordo Coletivo de Trabalho de 2009/2010 com o Banco da Amazônia, em Belém. A Confederação foi representada pela diretora Rosalina Amorim, que também é dirigente do Sindicato dos Bancários do Pará e Amapá.
Também estiveram presentes o presidente do Sindicato, Alberto Cunha, e o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec/ CN), Sérgio Trindade.
Trata-se de um acordo resultante do processo de luta da categoria, que reflete o tamanho da mobilização. Os empregados tiveram muita disposição e o resultado foi uma greve organizada, forte, ampliada e unida na maioria das agências, numa demonstração clara de saber o que queriam. Os 23 dias de paralisação no Banco da Amazônia arrancaram um saldo positivo, apesar de todos os contratempos enfrentados.
> Clique aqui para acessar a íntegra do acordo
Há de se destacar a manutenção de conquistas importantes para os empregados do Banco, além de outras diferenciadas como é o caso do abono pecuniário no valor de R$ 500.
Agora é lutar por melhorias na PLR e renovar forças já para a nova campanha, que está prestes a ser iniciada.
Veja alguns pontos importantes do acordo:
– Reajuste de 6% em todas as verbas;
– Avanço nos critérios de PLR;
– Pagamento de abono indenizatório linear de R$ 500,00 para todos;
– Ampliação da licença-maternidade para 180 dias;
– Novo concurso público em 2010;
– Abertura de mais 21 novas agências em 2010.