A Contraf-CUT enviou ofício na última quinta-feira, dia 30 de outubro, ao Banco do Brasil, solicitando a suspensão do processo de reestruturação nas Gerências Regionais de Comércio Exterior (Gecex), em virtude de diversos problemas detectados com enormes prejuízos aos funcionários envolvidos.
> Clique aqui para ler o ofício da Contraf-CUT.
Em negociação ocorrida com a Dicor e a Diref no dia 28 de outubro, o BB apresentou os números das mudanças, porém eles não batem com a realidade nos locais de trabalho. Após a reunião, os sindicatos foram até as unidades que serão extintas, reduzidas e ampliados, e constataram que em todos esses locais haverá perda de cargos e funções e não há garantias para os funcionários envolvidos.
Além do documento encaminhado, a Contraf-CUT está organizando com os sindicatos atividades de mobilização para sensibilizar a diretoria do BB para que suspenda o processo até que as diretorias envolvidas se entendam sobre como resolver os problemas apresentados.
Para Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, a Dicor apresentou um quadro que difere muito da realidade em termo de perda de cargos, perda de salários e número de funcionários envolvidos. “Até mesmo onde vai haver ampliação de quadros, muitos funcionários serão penalizados devido ao novo plano de funções”, destaca.
“Infelizmente, as diversas diretorias do BB desconhecem o plano de funções e os problemas que causa para o corpo funcional toda vez que acontece uma reestruturação”, adverte Wagner.