A Comissão Paritária que está debatendo o Quadro de Carreira do Banrisul teve nova reunião nesta quinta, dia 3, no prédio da Direção Geral, em Porto Alegre. A assessoria do Dieese continuou a apresentação do diagnóstico do quadro A, relativo à rede de agências. Foram apontados vários problemas, debatidos pelos presentes.
Entre eles, a necessidade de mais vagas no quadro A e nos quadros de TI (tecnologia de informática) e a criação de critérios de ascensão profissional. Também foi relatado que o acesso à carreira, diferente do que acontece atualmente, deve ocorrer com transversalidade entre as áreas comercial e administrativa e vice-versa.
Os dados apresentados demonstraram que 61% do quadro têm mais de 30 anos e 43% dos possuem curso superior, de forma que o Banrisul pode aproveitar melhor seus funcionários se intensificar a qualificação e abrir mais espaço para a carreira e ascensão na instituição.
Ainda foi observada uma grande concentração de funcionários na letra K, sendo que em torno de 50% do quadro estão na função de plataformista. O maior problema foi apontado entre funcionários que têm entre 20 e 30 anos de banco, sendo que 57% permanecem na letra J quando deveriam estar na E.
Os representantes dos trabalhadores novamente cobraram da gestão do banco o início do processo das promoções referentes a 2010, pois nem as avaliações na rede de agências e Direção Geral começaram. Foi cobrado que a atual diretoria abra imediatamente o processo, que está muito atrasado.
Por fim, foram pedidos os documentos com a base de cálculo utilizado pela Gestão de Pessoas para o pagamento da última parcela do PLR, paga em 14 de fevereiro. Os dados passarão por avaliação da assessoria do Dieese, que constatará se foi realizada a aplicação correta dos valores.
A próxima reunião acontecerá no dia 30 (quarta-feira), às 16h, no 4º andar do prédio da DG. Desta vez, será apresentado pelos representantes dos trabalhadores e assessoria da Dieese o diagnóstico do quadro A referente à Direção Geral.