O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, retoma nesta quinta-feira (8) as negociações específicas com a Caixa Econômica Federal. A segunda reunião com o banco na Campanha Nacional dos Bancários 2011 acontece em Brasília e terá como foco as reivindicações de saúde do trabalhador e sobre o Saúde Caixa.
“É fundamental a discussão sobre a destinação do superávit de mais de R$ 100 milhões apurados nas contas do Saúde Caixa”, afirma Plínio Pavão, secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT e membro da Comissão Executiva dos Empregados da Caixa, que assessora o Comando nas negociações com o banco. “Queremos utilizar esse dinheiro para implementar melhorias no plano, com ampliação da rede credenciada, cobertura mais ampla e outros avanços”, diz.
Outros itens reivindicados dizem respeito às condições de trabalho de um modo geral, prevenção de doenças ocupacionais, acessibilidade e igualdade de condições das pessoas com deficiência na progressão funcional, participação dos sindicatos nos cursos de Cipa e na Sipat, criação de estrutura específica para Saúde do Trabalahdor e Saúde Caixa nos estados, entre outras.
Na primeira rodada de negociação, realizada no dia 2, o banco frustrou os trabalhadores e se negou a atender reivindicações dos trabalhadores em relação à Funcef, aos aposentados e à Prevhab (veja mais aqui).