“Os consumidores saberão quanto eles vão gastar com o banco”, disse o chefe do Departamento de Normas do Banco Central, Sergio Odilon dos Anjos, durante seminário que ocorre em Brasília sobre as novas regras dos cartões de crédito.
De acordo com Odilon, as novas medidas, que começam a valer a partir do próximo dia 1º, devem permitir que os consumidores tenham acesso aos gastos que efetivamente têm com a moeda de plástico.
Esse maior controle, afirma Odilon, deve-se à queda do número de tarifas cobradas pela utilização do cartão, de 80 para cinco tarifas. “Cada vez mais o cliente terá a ciência de quanto ele está pagamento ao final de cada ano, do custo total que ele tem com o banco”, afirma.
Informação deve ser clara Apesar dessa vantagem, Odilon atesta que é preciso que os consumidores fiquem atentos às novas regras. “É muito importante que o cliente saiba exatamente quais são os seus direitos para estimular a concorrência”, afirma. “A nossa intenção é que o cliente bancário exerça o seu direito como cidadão comum”.
Odilon também enfatizou que, com a quantidade de tarifas reduzida, os consumidores também terão mais condições de buscar a instituição que lhe prover melhores condições de taxas.