O Sindicato dos Bancários da Bahia realizou um ato público na manhã de quinta-feira, dia 13, para lançar oficialmente a campanha salarial 2009 no Estado. A manifestação reuniu dezenas de pessoas na praça da Inglaterra, no Comércio, bairro com a maior concentração de agências bancárias em Salvador.
Aproveitando a hora do almoço dos bancários, o ato chamou à atenção para a necessidade de mobilização da categoria e da sociedade para forçar os banqueiros a melhorar o atendimento aos clientes e as condições de trabalho para os funcionários.
“A luta dos bancários não é apenas por questões salariais. Nós lutamos também pela redução dos juros e das tarifas bancárias, por segurança e serviço de qualidade nas agências”, afirmou o presidente do SBBA, Euclides Fagundes.
Com o slogan “bancos abusam”, a campanha salarial começou a tomar as ruas a partir de hoje. As atividades nas agências começam na próxima terça-feira com visitas aos bancos que funcionam no Comércio. No mesmo dia, acontece a primeira negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), em São Paulo.
O ato de lançamento da campanha contou com a animação do forrozeiro Hugo Luna, bancário aposentado do Banco do Brasil. O deputado estadual Álvaro Gomes (PCdoB), o dirigente Nacional da CTB Everaldo Augusto e o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, também participaram do evento.