Até o próximo dia 30 de junho, as entidades sindicais e associativas de todo o país devem intensificar e ampliar a pressão sobre a direção da Caixa Econômica Federal e órgãos governamentais, buscando envolver cada vez mais efetivamente os bancários da empresa, os movimentos sociais e a população em geral na campanha “Mais empregados para a Caixa – Mais Caixa para o Brasil”.
Cabem ainda às entidades sindicais e associativas organizarem manifestações e atos públicos, debates e reuniões por locais de trabalho. O portal www.fenae.org.br contém hotsite com informações da campanha “Mais empregados para a Caixa – Mais Caixa para o Brasil”. Nesse espaço eletrônico, encontram-se o manifesto, o abaixo-assinado e as artes das peças de divulgação, como cartazes, camisetas, adesivos e balões.
Para essa campanha, a Fenae também criou no Orkut a comunidade “Mais empregados – Mais Caixa”, com o objetivo de estimular o debate acerca dos problemas decorrentes da carência de mão-de-obra na Caixa. O manifesto, por exemplo, está disponível para download no portal www.fenae.org.br.
Nacionalmente, a campanha “Mais empregados para a Caixa – Mais Caixa para o Brasil” foi deflagrada por meio de raio-X realizado pelas Apcefs nos mais diversos pontos do país. A meta foi a de produzir diagnósticos por segmentos da empresa. Outro alicerce dessa campanha está na coleta de adesão ao abaixo-assinado por mais contratação até o próximo dia 30 de junho. Em uma de suas fases iniciais, o abaixo-assinado por mais contratação foi subscrito por 67.145 pessoas em todo o país, e entregue para a presidenta Maria Fernanda Ramos Coelho em agosto do ano passado, durante reunião do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae. Mas essa coleta de assinaturas prossegue nessa nova fase da campanha.
A campanha também passou pela fase de encontros específicos com segmentos como técnicos bancários, escriturários, caixas executivos, caixas de Ret/PV, avaliadores de penhor, analistas, técnicos sociais, técnicos de fomento, técnicos de operações de retaguarda, assistentes de negócios, supervisores de habitação, gerentes de Ret/PV, gerentes de relacionamento, gerentes de atendimento, gerentes nacionais, gerentes administrativos, gerentes gerais e superintendentes regionais. O local de cada encontro foi definido em função de qual entidade assumiu a responsabilidade por realizá-lo.
Em apoio a essa campanha, o portal www.fenae.org.br também realizou enquetes com perguntas sobre a necessidade de mais contratações de empregados. Foram registradas recordes de participação, e a carência de pessoal liderou com folga as preferências, chegando a mais de 82,8% dos votos.
Agora, a campanha “Mais empregados da Caixa – Mais Caixa para o Brasil” realizará novas etapas, com maior atenção para o hotsite hospedado na página da Fenae na internet. Nesse sentido, serão hospedados depoimentos de empregados de todo o país, de modo a evidenciar como o déficit de mão-de-obra afeta a empresa, os trabalhadores, o país, os clientes e a população. A luta é uma só: pressionar a Caixa a adotar uma política de contratação que eleve seu quadro de pessoal para o patamar mínimo de 100 mil empregados concursados.
A campanha “Mais empregados para a Caixa – Mais Caixa para o Brasil” é uma iniciativa da Fenae, das Apcefs, da Contraf/CUT e dos sindicatos de bancários. Encomendas de camisetas exclusivas dessa campanha podem ser encaminhadas para o e-mail [email protected]. Os pedidos também podem ser feitos pelo telefone (61) 3323-7516. Para a compra da camiseta, a conta para depósito é 50920-6, agência 1041 e operação 003. O comprovante desse depósito bancário deve ser enviado, necessariamente, por fax – (61) 3226-6402.
SP: Apcef e Seeb fazem ato por mais contratações na Caixa
“Você, cliente da Caixa, está contente com o atendimento recebido?”. A pergunta, constante em carta aberta divulgada esta semana, sintetiza a disposição da Apcef/SP e do Sindicato dos Bancários de São Paulo de seguirem com a campanha “Mais empregados para a Caixa – Mais Caixa para o Brasil”, lançada pela Fenae, Apcefs e pela Contraf/CUT. Com este objetivo, as duas entidades realizam nesta quarta-feira, dia 3 de junho, em São Paulo (SP), ato por contratação de mais empregados e pela marcação correta da jornada.
A iniciativa tem o objetivo de buscar a melhoria das condições de trabalho dos empregados da Caixa no estado de São Paulo, e também um melhor atendimento aos clientes. As ações estarão concentradas na distribuição de uma carta aberta aos clientes e na fixação de cartazes nas unidades da empresa, com o mote “Proteja-se. Faça o controle de ponto paralelo”, sobre o Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon).
Na carta aberta a ser distribuída aos clientes hoje (3 de junho), a Apcef/SP e o Seeb/SP afirmam que os empregados da Caixa estão insatisfeitos, e há anos brigam para que sejam contratados mais trabalhadores para a empresa. Diz a carta aberta: “Enquanto você, cliente, sofre com as imensas filas e com a demora no atendimento, nós, trabalhadores, sofremos por causa do acúmulo de tarefas, da longa jornada de trabalho, das doenças do trabalho, da constante pressão etc.”.
Em outro trecho, o documento da Apcef e do Seeb observa que pouco tem sido feito para resolver o problema da falta de trabalhadores na Caixa, de treinamento e dos sistemas inadequados e antiquados que são utilizados, acrescentando: “Somos a favor de programas do governo como o “Minha Casa Minha Vida”, que irá beneficiar toda a população. Mas precisamos de condições mínimas para atender bem a todos. Precisamos de mais empregados para a Caixa. Sua solidariedade é fundamental. Por isso, participe e manifeste sua insatisfação”.
Por fim, a carta aberta orienta os clientes a ligarem para a Ouvidoria da Caixa (0800 574 7474) ou a registrarem sua reclamação pelo site www.caixa.gov.br.