As agências do município de Nilópolis, na Baixada Fluminense, foram visitadas por diretores do Sindicato dos Bancários no último dia 5, numa caravana para divulgar a campanha “Menos metas, mais saúde”. Através de manifestações no interior das unidades, os sindicalistas explicaram aos bancários e à população que aguardava nas filas sobre os danos à saúde do trabalhador causados pela imposição de metas inalcançáveis e o assédio moral gerado por esta prática.
O adoecimento dos empregados, que provoca afastamentos, leva à sobrecarga de trabalho dos colegas, que acaba gerando mais adoecimento e afastamentos.
Além de falarem sobre metas e saúde, os dirigentes também conversaram com os bancários sobre outros assuntos que compõem a minuta de reivindicações dos bancários para 2010, que será entregue aos patrões no próximo dia 11. Foram expostos os principais pontos que atendem às necessidades dos bancários, tanto nos aspectos econômicos quanto nos sociais.
O objetivo foi conscientizar a categoria sobre a necessidade de participar das atividades da Campanha Nacional para conquistar um bom acordo com os banqueiros. Os clientes e usuários, que esperavam nas filas, também foram informados sobre as reivindicações que teriam impacto positivo sobre o ritmo e o método de trabalho, proporcionando um atendimento mais rápido e mais digno à população.