Campanha Nacional dos Bancários chegou nesta segunda-feira dia 23, véspera da primeira negociação com a federação dos bancos (Fenaban), ao maior centro financeiro do país, a Avenida Paulista.
Dirigentes sindicais percorreram agências e concentrações de bancos públicos e privados para apresentar as reivindicações da categoria. Durante a caminhada, os trabalhadores procuraram dialogar também com os clientes.
“Essa atividade, antes da primeira rodada de negociação, reforça nossas reivindicações e busca agregar os clientes à nossa luta, já que eles também cobram melhor atendimento dos bancos”, afirma a diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Marta Soares.
Primeira negociação nesta terça
O Comando Nacional dos Bancários e Fenaban reúnem-se pela primeira vez na Campanha Nacional Unificada. A rodada de negociação será nesta terça-feira dia 24, ás 15h, em São Paulo. Em pauta, a definição do calendário de negociações e questões sobre saúde e condições de trabalho.
“Já foi deixado claro para os representantes dos bancos a importância de temas sobre saúde para os bancários. Nossa categoria é uma das que mais adoece e não podemos aceitar essa realidade, por isso vamos tratar desse assunto logo na primeira reunião”, diz a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.
Sete em cada dez bancários que responderam a consulta feita pelo Sindicato apontaram o combate ao assédio moral e às metas abusivas como reivindicação prioritária para a campanha deste ano.