Quais as atividades exercidas pelo caixa de uma instituição financeira? Segundo a diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Márcia Basqueira, o principal desafio desses trabalhadores no Itaú é conviver com a rotina atribulada e acumular cada vez mais funções.
Funcionários nesse cargo recebem diariamente cobranças para vender crédito consignado, câmbio, capitalização, cartão de crédito, previdência, seguros, Maxibônus, entre outros produtos, e ainda fazer com que os clientes façam depósitos na conta poupança.
“Eles precisam vender muito, com rapidez, pois são avaliados também pela agilidade e qualidade da venda. Mas, como ser ágil para oferecer produto ao cliente no guichê de caixa? Os produtos previdência e capitalização, por exemplo, demandam explicação minuciosa ao cliente”, ressalta Márcia.
Algumas denúncias que chegaram aos dirigentes sindicais também relatam a dificuldade que bancários com função de caixa enfrentam para consolidar renegociações de dívidas de clientes. Muitas vezes, segundo Márcia, as taxas para parcelamento de fatura de cartão de crédito são maiores que as da administradora do cartão, o que faz com que o cliente opte pela opção mais justa de pagamento.
“Queremos mudar esse modelo organizacional imposto pela gestão do banco que prejudica o trabalhador e a sociedade. As metas estipuladas para os caixas são discrepantes, somos contra a cobrança de meta individual. Agências com menor volume de movimentações financeiras não comportam metas cada vez maiores. Ao analisar os relatórios não há respostas justificáveis para aumentos tão absurdos de metas”, critica a dirigente.
A cada seis meses, os caixas são avaliados também pelo índice de cancelamento dos produtos por eles vendidos. “Se ele obtiver uma só vez um índice de cancelamento alto, isso já é utilizado como argumento do gestor para demitir o funcionário. E de demissão em demissão, além do aumento de rotatividade, o banco também enxuga seu quadro de funcionários e prejudica toda a sociedade”, finaliza Márcia.