O Sindicato dos Bancários de Brasília promoveu nesta quarta-feira, dia 4, uma série de manifestações nas agências do HSBC da 502 e 509 Sul, na 511 Norte, no Sudoeste e no SIA (Setor de Indústria e Abastecimento) contra a decisão do banco inglês de descontar da segunda parcela da PLR dos bancários da área negocial o valor dos programas próprios de remuneração já pagos em 2008 a título de PSV.
O presidente e CEO do HSBC no Brasil, Shaun Wallis, estava na Regional da 502 Sul no momento em que o Sindicato fazia o protesto no local.
“A decisão do banco pegou muita gente de surpresa, que já contava com o valor integral do benefício para quitar dívidas”, afirmou Raimundo Dantas, diretor do Sindicato e bancário do HSBC. “É de uma tremenda irresponsabilidade a direção do banco não avisar previamente uma medida que diz respeito diretamente ao corpo funcional, que é quem cumpre as metas e engorda o lucro da instituição”, emendou o diretor do Sindicato e também funcionário do HSBC Paulo Frazão.
Durante as manifestações, diretores do Sindicato entregaram nota aos bancários, de quem receberam ampla manifestação de apoio, e também a clientes e usuários, explicando a razão dos protestos.
As atividades dos bancários do HSBC aconteceram em todo o país.