O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindBancários) promoveu ao meio-dia desta quarta-feira, dia 9, atividade do Dia Nacional de Lutas do Bradesco e da Campanha Nacional de Valorização dos Funcionários. O ato ocorreu em frente à agência Porto Alegre – Centro, localizada na praça Osvaldo Cruz, na Capital, quando os diretores exigiram do banco auxílio-educação, contratações para diminuir a sobrecarga de trabalho e mais segurança.
Durante as manifestações, que serão realizadas semanalmente para intensificar a mobilização, o Sindicato e o Coletivo Estadual dos Funcionários do Bradesco cobrarão do banco o atendimento das reivindicações dos trabalhadores. A população recebeu dos diretores do SindBancários a carta aberta “120 Razões Incompletas”, apontando as cobranças feitas dos funcionários e os serviços oferecidos aos clientes e usuários.
Neste início de Campanha Nacional dos Bancários 2008, o Bradesco será alvo de protestos do Sindicato, uma vez que continua não concedendo o auxílio-educação. Em compensação, exige qualificação e curso superior de seus funcionários. Os diretores também denunciaram as demissões. Uma deles aconteceu na semana passada, quando um caixa, com 18 anos de banco, foi arbitrariamente demitido nesta agência.
“O Bradesco é o único banco privado que ainda não concede o auxílio-educação, por isso vamos exigir essa reivindicação na Campanha Salarial dos Bancários de 2008. Também cobraremos melhorias no plano de saúde, novas contratações, o fim das demissões e mais segurança nas agências”, declarou o diretor do SindBancários e funcionário do Bradesco, Nilton Correa Gomes.
“O banco que lucrou R$ 8 bilhões no ano passado é o mesmo que evita repassar parte de seus rendimentos à qualificação dos funcionários. Esta é a primeira de várias atividades que vamos desenvolver no Bradesco, cobrando sua responsabilidade social e a concessão do auxílio-educação aos bancários”, afirmou o secretário-geral do SindBancários, Fabio Soares Alves, o Fabinho.
Os diretores convidaram os bancários do Bradesco para participarem da 10ª Conferência Estadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Ramo Financeiro, que ocorre neste sábado e domingo, dias 12 e 13, no Hotel Embaixador, no centro de Porto Alegre.
Os bancários e os delegados do Rio Grande do Sul debaterão conjuntura nacional, segurança bancária, saúde e condições de trabalho, remuneração e as estratégias para a campanha, visando à renovação da Convenção Coletiva de Trabalho e os acordos específicos dos bancos públicos federais em vigor a partir de 1º de setembro 2008, data base da categoria.