A diretoria do Sindicato dos Bancários da Paraíba recebeu denúncia contra o gerente da agência do Bradesco de Santa Rita, Antônio Bonfim, que trata do desconforto ao qual são submetidos arbitrariamente os clientes e os funcionários daquela instituição. Ocorre que o sr. Bonfim, sob a premissa de fazer economia, tem ligado o ar-condicionado muito tarde, ao mesmo tempo em que o desliga cedo demais.
A queixa contra o Bradesco de Santa Rita reporta-se ao calor insuportável com o qual têm de conviver clientes e funcionários, sem contar que isso também facilita a proliferação de doenças contagiosas típicas do inverno. Os vírus se favorecem da alta temperatura e de locais abafados, submetendo os funcionários daquela agência a péssimas condições de trabalho.
Ante a denúncia feita, o secretário geral do Sindicato dos Bancários, Marcos Henriques, fez contato com a superintendência regional do Bradesco e a cientificou sobre o ocorrido. O sr. Daniel Romera, assistente da gerência regional da instituição bancária, garantiu que essa prática de “economizar” energia mediante o desconforto dos funcionários, não é uma determinação da diretoria, e prometeu tomar as devidas providências. Há mais de um ano que o sindicato tem formulado denúncias sobre o desconforto e sobre o assédio moral pelos quais passam os bancários daquela agência. Contudo, até o momento, nenhuma atitude foi tomada por parte do sr. Romero Gomes, diretor regional do Bradesco.
Não bastasse o calor que provoca o desconforto e ameaça a saúde dos bancários do Bradesco de Santa Rita, o gerente Bonfim ainda proíbe que os clientes usem os sanitários daquela agência, causando assim um constrangimento a todos quantos precisem freqüentar aquela agência bancária. Além disso, o sindicato tem constatado que os bancários que trabalham naquela agência do Bradesco convivem frequentemente com atos de assédio moral, além de terem sua carga horária extrapolada sem a devida remuneração.
Marcos Henriques, secretário geral do Sindicato dos Bancários, está indignado com a postura da administração do Bradesco, ante as denúncias e a falta de providências por parte do gerente daquela agência. “Vamos aguardar que o diretor regional Romero Gomes atenda às nossas reivindicações e solucione o problema. Caso contrário vamos pedir providências aos órgãos competentes e realizar atos públicos em frente à agência, com carro de som, faixas e cartazes, para denunciar o descaso do Bradesco com funcionários, clientes e usuários”, concluiu.