Aposentados e pensionistas que recebem pelo Banco do Brasil, Banco Mercantil do Brasil e Bradesco já podem imprimir, gratuitamente, o contracheque de seus benefícios nos terminais de autoatendimento.
No contracheque devem constar informações como histórico de créditos e débitos, valor da renda mensal, Imposto de Renda retido, empréstimo consignado e valor líquido para saque ou crédito em conta. O novo serviço é resultado do acordo entre o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e os bancos pagadores de benefícios.
Aproximadamente 13 milhões de beneficiários da previdência já podem acessar o comprovante mensal de pagamento. Até o final de setembro, a possibilidade de imprimir o comprovante mensal nos caixas eletrônicos será estendida aos mais de 27 milhões de beneficiários.
Segundo dados da Previdência, o Banco do Brasil paga, atualmente, 6,9 milhões de beneficiários, o Bradesco, 5,7 milhões, e, o Banco Mercantil do Brasil, 293 mil beneficiários.
Como funciona?
A impressão do comprovante será feita com a utilização do cartão de pagamento do benefício ou da conta corrente, utilizando senha e observando os critérios de segurança de cada instituição.
A impressão do comprovante mensal será especialmente útil para os beneficiários sem acesso à internet, que precisavam se deslocar até uma agência da Previdência Social para obter o documento, e para os que recebem por cartão magnético e tinham direito apenas ao saque dos valores.