(São Paulo) Líderes em qualquer ranking de reclamação do consumidor, os bancos poderão ser obrigados a criar um canal para ouvir os clientes insatisfeitos. Segundo anunciou o Banco Central nesta sexta-feira, dia 23, a instituição pretende criar ouvidorias em todas as empresas que atuam no sistema financeiro nacional. O objetivo é estabelecer um canal de comunicação entre bancos e clientes que sirva, inclusive, para mediar conflitos.
A proposta anunciada está aberta ao debate público até o dia 23 de março. Depois disso, o Banco Central vai definir qual a estrutura que essas ouvidorias deverão ter e transformar a proposta em minuta de resolução para ser submetida ao CMN (Conselho Monetário Nacional). Não há prazo para que essa medida seja apreciada.
“A medida é muito bem vinda, porque sabemos o quanto os bancos lesam os clientes. Vale lembrar que os banqueiros já tentaram, inclusive, se livrarem de cumprir o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e perderam na Justiça. Isto, aliado ao fato de os bancos estarem entre os principais alvos de reclamação do consumidor, mostra a importância desta ouvidoria”, comentou Vagner Freitas, presidente da Contraf-CUT.
Segundo nota do BC, as ouvidorias devem receber, registrar e dar tratamento a reclamações dos clientes e usuários dos bancos; prestar esclarecimentos sobre o andamento das demandas e as providências adotadas em até dez dias úteis após o início do processo; informar qual o prazo previsto para resposta final caso a inicial não for conclusiva; sugerir medidas corretivas à diretoria do banco; e elaborar e encaminhar relatórios sobre as ações da ouvidoria.
Fonte: Contraf-CUT