A pauta específica de reivindicações dos funcionários do Banrisul estará nas mãos da direção do banco nesta quarta-feira, dia 16. A entrega do documento ao presidente da instituição, Fernando Lemos, foi agendada pela Federação dos Bancários (Feeb-RS) e Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) para esta quarta, às 11h, no 4º andar do prédio da Direção Geral, no centro de Porto Alegre.
Além de repassar ao banco as expectativas dos funcionários sobre os temas específicos, o Comando Nacional dos Banrisulenses irá reivindicar a retomada imediata das negociações, interrompidas pela instituição em outubro de 2008.
Segundo declaração concedida à Feeb/RS no último sábado, dia 12, antes da abertura do 17º Encontro Nacional dos Banrisulenses, Lemos garantiu que o Banrisul está aberto às negociações. Na ocasião, também admitiu que a readequação do quadro de carreira, uma antiga reivindicação dos funcionários, é necessária.
A pauta foi aprovada no Encontro Nacional, que contou com a participação de 215 banrisulenses, na sua maioria do interir gaúcho.
Mobilização e negociação
Entre as principais deliberações do Encontro Nacional está a luta pela retomada do papel dos funcionários do banco nas greves e mobilizações da categoria.
Os trabalhadores também não abrem mão da assinatura de um acordo aditivo com o Banrisul, que garanta o cumprimento dos itens negociados.