Banrisulenses contestam reajuste das contribuições da Fundação Banrisul

Os banrisulenses são os maiores prejudicados pelo déficit da Fundação Banrisul. Enquanto a contribuição aumentou 1,26% para assistidos (aposentados e pensionistas) e 0,76% para ativos nos Planos PBI e Banrisulprev, o acréscimento para os patrocinadores, que já colaboravam menos que os demais, foi de apenas 0,36%. A diferença, que já era grande, aumentou ainda mais.

O conselheiro eleito pelos bancários, o diretor do SindBancários e secretário de Assuntos Socioeconômicos da Contraf-CUT, Antonio Carlos Pirotti, ficou indignado ao saber que não haverá acréscimo no benefício mínimo, e que o aumento foi maior para aposentados e pensionistas, aqueles que já recebem apenas parte do benefício.

Já a diretoria da Fundação se mostrou preocupada principalmente com a formação de reserva para o pagamento de ações judiciais, que têm consumido cada vez mais recursos. Entretanto, contrariando o que normalmente acontece nesses casos, os patrocinadores, como é o caso do Banrisul, não contribuem nem nunca colaboraram para a criação do fundo, ficando tudo a cargo dos bancários.

O movimento sindical está cobrando que a Fundação acione os patrocinadores, mesmo que judicialmente, para que eles contribuam para esses benefícios extraordinários.

Falta agilidade

Outros fundos de pensão passaram dificuldades com a crise econômica, principalmente por causa da baixa rentabilidade dos ativos aplicados em renda viável, ocasionado pelas quedas das bolsas de valores. Mesmo assim, várias entidades conseguiram reverter o déficit. Está na hora do Conselho Diretor ter uma assessoria própria para avaliar de forma mais rápida e ágil a evolução dos investimentos e, além do presidente do CD, um dos conselheiros eleitos fazer parte do comitê de investimentos.

Assembleia contra reajuste

Todos contribuintes dos planos estão convocados para assembleia na Casa dos Bancários, na quinta-feira que vem, dia 15, às 18h, em Porto Alegre. A pauta será a mobilização e ações contra o aumento da contribuição.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram