Banrisul se credencia para utilizar a bandeira de cartões MasterCard

FOLHA DE SÃO PAULO
CAROLINA MATOS
DE SÃO PAULO

Pouco mais de um mês depois do fim da exclusividade no setor de credenciamento de cartões-em 1º de julho-, o Banrisul (Banco do Estado do Rio Grande do Sul) entra nesse mercado.

O banco passa a concorrer com Cielo, Redecard e Santander, que tem parceria com a empresa gaúcha de processamento de transações eletrônicas GetNet.

A rede do Banrisul, que só aceitava o cartão Banricompras, passará a capturar também pagamentos com MasterCard.

“E estamos em busca de licenças de outras bandeiras”, diz Carlos Malafaia, superintendente de canais eletrônicos do banco.

A rede Banricompras tem hoje 100 mil estabelecimentos comerciais credenciados. Em 2009, capturou 61,3 milhões de transações, com volume de R$ 3,9 bilhões.

Segundo Malafaia, a rede estará totalmente apta a receber os pagamentos com MasterCard em janeiro de 2011.

O executivo diz que, para um banco regional, é “fundamental” entrar no mercado de credenciamento. “A partir desse serviço, pode nascer uma longa história de crédito com o cliente”, avalia.

O Banrisul possui 434 agências no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, sendo 397 só no Estado gaúcho.

“Nossa ideia é sermos credenciadores nos mercados em que temos presença física. É essencial para o cliente ter uma agência para se relacionar com o banco”, completa.

A rede do Banrisul ficará sob responsabilidade da CSU, empresa de processamento de meios eletrônicos de pagamentos.

Desde 2008, a companhia investiu R$ 30 milhões na preparação de seu software para credenciamento de cartões, apostando na abertura do mercado.

“Oferecemos desde suporte técnico até serviços como controle de contabilidade e antecipação de recebíveis”, diz Décio Burd, diretor de relações com investidores.

Com 35 anos de experiência no mercado de cartões, Burd acredita que “bancos de nicho” são os que devem reforçar presença no setor de credenciamento nessa fase pós-liberação.

Além disso, Burd avalia que o mercado pode interessar também a varejistas, por causa do grande fluxo de transações que elas têm.
“Há muito espaço para crescer. Nos Estados Unidos, há 103 credenciadores. No Reino Unido, 10. E, no México, 12”, compara.

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