Falta de funcionários impede atendimento aos clientes em até 15 minutos
Não tem jeito. Os bancos continuam a descumprir a lei dos 15 minutos em Salvador. Mas, desta vez, o desrespeito terminou em multa para 12 agências da capital baiana.
As infrações foram constatadas no Itaú (Caminho de Areia, Calçada, Fazenda Grande e Itapuã), Caixa (as três unidades de Itapuã e uma de São Caetano), Banco do Brasil (Itapuã e Comércio) e HSBC (as duas localizadas na avenida Manoel Dias da Silva).
Apesar das autuações, quem utiliza os serviços bancários sabe que o problema existe em quase todas as agências da cidade. No início do mês é ainda pior. As filas são gigantes e o cliente chega a passar mais de uma hora para conseguir atendimento.
Vale lembrar que, de acordo com a lei municipal, o tempo de espera no setor dos caixas não pode ultrapassar os 15 minutos em dias normais, inclusive de pagamentos a funcionários públicos e aposentados, e, de até 25 minutos, em véspera ou após feriados prolongados.
A contagem é iniciada quando o cliente estiver na fila para atendimento. Para efeito de controle do tempo, as unidades devem fornecer senhas, onde constam impressos os horários de chegada e atendimento junto aos caixas.
Os bancos são obrigados a distribuir senhas na entrada e devem informar o horário que terminou o atendimento. Mas, nem todas as agências fazem isso. Em muitas, as máquinas vivem quebradas, dificultando o controle por parte do cliente. Um completo desrespeito.