O número de queixas contra os bancos encerrou 2010 com alta de 52,65%, na comparação de dezembro do ano passado com o mesmo mês de 2009, de acordo com dados do ranking de instituições mais reclamadas, divulgado pelo Banco Central na segunda-feira (17).
No mês passado, foram 606 casos, considerando todas as instituições financeiras com mais de um milhão de clientes, contra 397 registrados em dezembro do ano anterior.
Por outro lado, frente a novembro, o número de reclamações contra bancos caiu. Ainda considerando aqueles com mais de um milhão de clientes, as queixas contra as instituições bancárias recuaram 3%, já que em novembro o total de reclamações somou 625 queixas.
Itaú segue topo do ranking
No mês passado, o topo do ranking das cinco instituições financeiras com mais de um milhão de clientes mais reclamadas ficou, novamente, com o Itaú, cujo índice de reclamações atingiu 0,67 a cada 100 mil pessoas. Na sequência vieram Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander.
Da lista, na comparação com novembro, saiu do ranking das cinco mais reclamadas o HSBC. Na tabela abaixo é possível verificar o índice de reclamações de novembro e dezembro deste ano, além de dezembro de 2009, para os cinco primeiros colocados, bem como a principal reclamação:
Instituição |
Índice |
Índice |
Índice |
Principal reclamação em Dezembro de 2010 |
Itaú |
0,45 |
0,72 |
0,67 |
Conta – Débitos não autorizados (19,56%) |
Banco do Brasil |
0,25 |
0,63 |
0,59 |
Conta – Débitos não autorizados (25,7%) |
Bradesco |
0,29 |
0,38 |
0,53 |
Conta – Débitos não autorizados (23,8%) |
Caixa Econômica |
0,28 |
– |
0,24 |
Seg. dos meios alt. – op. não reconhecidas (27,27%) |
Santander |
– |
0,37 |
0,16 |
Conta – Abertura – Com doc. falsa (29,4%) |
(*) Calculado como sendo o número de reclamações válidas dividido pelo número de clientes e multiplicado por 100.000
Fonte: Banco Central