Os bancários se reúnem nesta sexta-feura, dia 13, às 16h, com o Santander e o Real, em São Paulo, para retomar as negociações para firmar aditivos à convenção coletiva. A Contraf-CUT e as Comissões de Organização dos Empregados(COE) dos dois bancos buscarão concluir o processo negocial, iniciado em novembro e suspenso unilaterlmente pelos patrões no final de janeiro.
Veja alguns pontos pendentes:
Licença remunerada pré-aposentadoria
Na rodada do dia 22 de janeiro, o banco apresentou algumas premissas para a criação da licença remunerada pré-aposentadoria (conhecida como “pijama”), reivindicação dos trabalhadores para aumentar o número de vagas e evitar demissões.
Poderiam se inscrever no programa funcionários com pelo menos 20 anos de serviços em empresas do Grupo Santander Brasil e a 24 meses de se aposentarem.
A licença seria de 12 meses antes da aposentadoria e a adesão ao programa seria voluntária.
Os trabalhadores reivindicaram a redução do tempo de serviço necessário para inscrição no programa para 10 anos.
Incentivo à aposentadoria
Na última rodada, os negociadores do banco não trouxeram resposta à reivindicação dos trabalhadores de um plano de incentivo à aposentadoria para os bancários que já reúnem condições de se aposentar ou estão aposentados pelo INSS e continuam trabalhando.
O banco informou que irá avaliar a concessão de vale-alimentação ou a extensão do plano de saúde, que muitos funcionários não levam para a aposentadoria.
“Após essa interrupção nas negociações, entendemos que o banco deve apresentar propostas que atendam às demandas dos trabalhadores, garantindo alternativas para evitar dispensas no processo de fusão”, ressalta Stekel.
Inscrições para auxílio-educação
Depois de muita pressão dos bancários e das entidades sindicais, o Santander revelou que está se preparando para disponibilizar na intranet o formulário para obter bolsas de estudos na segunda-feira, dia 16. A informação foi dada ao SindBancários. Anteriormente, o banco havia dito que pretendia iniciar as inscrições nesta semana, ou seja, até o dia 13.
“Esperamos que no dia 16 todos os estudantes que se enquadram nos critérios já negociados possam se candidatar, acabando com essa novela, que trouxe muita angústia e incerteza aos trabalhadores diante da longa demora do banco em abrir as inscrições”, destaca Ademir.