Bancários seguem firmes na greve da Caixa e BNB em Pernambuco

Em assembleias no final da tarde desta sexta, dia 16, os bancários do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e da Caixa Econômica Federal decidiram continuar em greve na segunda-feira, 19, em Pernambuco. A recomendação é de que os grevistas estejam logo cedo na porta das agências para garantir que o movimento continue forte.

Os empregados da Caixa, por orientação do Comando Nacional, rejeitaram o ajuizamento do dissídio feito pelo banco na calada da noite da quinta-feira, prova de que a empresa segue apostando no conflito. Assembleias nesta segunda: BNB às 17 horas e Caixa às 18 horas.

BNB

Presença em massa na assembleia e firmeza na continuidade da greve nesse 23º dia de greve. Foi a resposta dos bancários do BNB ao jogo sujo do banco que pressionou gerentes a comparecem à assembleia da quinta-feira para encerrar o movimento.

Em Pernambuco, a estratégia não deu certo e apenas um gestor esteve presente, entre os 58 trabalhadores que vieram marcar posição contra o banco. No Ceará, entretanto, a intervenção de gerentes e superintendentes acabou por encerrar a greve. Ela segue firme, entretanto, nos demais estados. Aqui, apesar da pressão, somente três unidades abriram: Ouricuri, Pesqueira e Sertânia.

Caixa

A atitude da Caixa, que ao invés de apresentar propostas que valorizem seus empregados, mais uma vez, remete a decisão para a Justiça do Trabalho, foi duramente rechassada nas assembleias por todo o país, que rejeitaram o ajuizamento do dissídio. Explique-se: para que o dissídio seja julgado, é preciso a concordância das entidades sindicais que se apresentam em mesa de negociação como representativas dos trabalhadores.

Enquanto isso, a greve se mantém. Abriram apenas, nesta sexta-feira, 16, as agências de Salgueiro e Timbaúba. Toritama, Sanharó, Surubim, Piedade, Jaboatão e 13 de Maio funcionaram com apenas 50% do quadro.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram