Protestos contra proposta insuficiente dos bancos
Os bancários retardaram nesta terça-feira (22) o atendimento por uma hora em mais duas agências do Banco do Nordeste e do Santander da Rua Major Facundo, no Centro de Fortaleza. As unidades iniciaram o expediente ao público somente as 11h, como parte da mobilização da Campanha Nacional 2014.
O Sindicato dos Bancários do Ceará aproveitou para realizar reuniões com os funcionários, convocando todos à assembleia desta quarta-feira (24), e dando informes sobre o andamento das negociações com os banqueiros.
Sempre apostando no humor e na arte como instrumentos importantes para a mobilização, o Sindicato contou ainda com a contribuição do palhaço Colorau e da Trupe Trama de Teatro, que ajudaram na construção do diálogo com a população.
“Estamos mobilizando a categoria para ir à assembleia desta quarta-feira, para rejeitarmos a proposta apresentada pela Fenaban no último dia 19 – de 7% de reajuste, muito aquém do que estamos reivindicando – e construirmos uma greve forte e coesa para avançarmos nas conquistas”, ressaltou o diretor do Sindicato e funcionário do Santander, Clécio Morse.
O dirigente sindical destacou que nas últimas dez campanhas, com a greve, os bancários conquistaram quase 40% de reajuste no piso e quase 32% de reajuste salarial, frutos da resistência e da capacidade de luta da categoria.
Já o diretor do Sindicato e funcionário do BNB, Pedro Moreira, ressaltou também a importância da mobilização e da unidade da categoria e convocou todos à luta para que se possa arrancar novas conquistas. “Os banqueiros não vão nos dar nada se nós não estivermos unidos e fortes para lutar. A greve vai da consciência de cada um, pois não é o Sindicato que faz a greve: quem faz a greve forte são os bancários”.