Bancários paralisam agência em reforma do Itaú Unibanco em Belo Horizonte

Indignados, os bancários paralisaram na quinta-feira, dia 9, a agência Alípio de Melo do Unibanco, em Belo Horizonte, para exigir do banco melhores condições de trabalho, saúde e segurança para os seus funcionários, vigilantes e clientes. Na unidade foram encontradas diversas irregularidades, devido à reforma que está sendo realizada no local.

Durante reunião realizada no dia 20 de agosto, o Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte cobrou dos representantes de Recursos Humanos do Itaú Unibanco o calendário de obras do tombamento das agências Unibanco para Itaú e obteve a garantia de que as reformas ocorreriam durante os finais de semana e em dias úteis, no horário entre 18h e 6h.

O Itaú Unibanco, no entanto, descumpriu a sua promessa, já que durante a visita do Sindicato na agência no dia 9 de setembro foi constatado que os funcionários estão sendo obrigados a trabalhar em situações precárias simultaneamente à obra realizada na agência.

Os empregados e clientes da agência em reforma estão expostos à muita poeira provocada pela quebradeira de pisos e paredes, transitam sobre diversos buracos no piso, além de correrem riscos fatais devido as lonas plasticas inflamáveis que fazem a divisão dos ambientes, que podem causar incêndio. As lonas estão próximas à botijões de gás e maçaricos e sem vigilantes suficientes para cobrir as áreas de acesso no interior da agência.

O Itaú Unibanco também não cumpriu a promessa quando assumiu que enviaria diariamente uma equipe para fazer a faxina na unidade em obra antes que os funcionários chegassem. Apenas uma faxineira ficou incumbida de limparr a areia e cimento espalhados pela agência.

Para o funcionário do Itaú Unibanco e diretor do Sindicato, Ramon Peres, a atitude do banco é um desrespeito aos seus funcionários e clientes. “Não vimos nenhum representante da área de engenharia do Itaú Unibanco acompanhando a reforma da agência enquanto os funcionários correm risco de graves acidentes”, ressalta.

A funcionária do Itaú Unibanco e diretora do Sindicato, Liliane Oliveira, lembra que nem durante o tombamento das agências do banco Bemge para Itaú, os riscos foram tão expressivos quanto na obra desta agência.

“O Sindicato vai continuar fiscalizando as condições de trabalho nas agências do Unibanco que passarão por obra de tombamento para Itaú. Não vamos abrir mão disso e exigir do banco mais segurança para os funcionários e clientes e reafirmar o compromisso de nossa campanha salarial deste ano: Pessoas em Primeiro Lugar”, afirma.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram