No Rio Grande do Sul, os bancários caxienses foram novamente às ruas na quarta-feira (16) para manifestar sua disposição de continuar lutando contra a exploração dos banqueiros. Entre às 14h e 16h, eles estiveram em frente às agências do Bradesco, HSBC, Banco do Brasil e Banrisul, localizadas na área central da cidade. Desta vez não houve paralisação no atendimento, apenas contato com as pessoas.
Acompanhados por artistas malabares, os bancários entregaram à população folhetos explicando as reivindicações da categoria. A coordenadora da secretaria de Organização e Política Sindical, Vaine Andreguete explica que este contato com a população tem o objetivo de esclarecer a comunidade a respeito das lutas da categoria.
“Muitas das nossas reivindicações vêm ao encontro dos desejos dos usuários. Pedimos a redução das tarifas e juros, a contratação de mais funcionários – o que irá ajudar a diminuir as filas -, mais segurança nas agências”, diz.
Nas questões específicas, as principais bandeiras são o aumento real dos salários; fim das demissões imotivadas; plano de carreira, cargos e salários para todos; e o fim do assédio moral e sexual.
Uma comissão formada por integrantes da diretoria do Sindicato dos Bancários entrou nos estabelecimentos para conversar com clientes e funcionários