Bancários intensificam a campanha por mais empregados na Caixa em SP e PE

(São Paulo) A intensificação da coleta de adesões para o abaixo-assinado da campanha + Empregados para a Caixa, + Caixa para o Brasil já vem dando resultados. Na última semana, em nove horas de trabalho, os funcionários de São Paulo reuniram nada menos do que 1.080 assinaturas, ou duas a cada minuto.

“As adesões mostram que a população em geral sabe que o motivo do atendimento nas agências da Caixa estar ruim é a falta de trabalhadores, por isso acham correta a campanha”, diz Jackeline Machado, diretora do Sindicato de SP. “O que as pessoas ficam sabendo também é que há um acordo para a contratação de 3 mil novos empregados não cumprido por parte da direção”, completa a bancária.

Recentemente questionada sobre o porque do não cumprimento do acordo, celebrado na campanha nacional do ano passado, a presidenta da instituição simplesmente se calou. “Isso mostra que a direção do banco não tem uma explicação, um argumento, mínimo para explicar o descumprimento da palavra”, acrescenta Jackeline.

O apoio da sociedade para a causa dos trabalhadores ganha adeptos não apenas em forma de assinatura. Recentemente, em uma atividade, um radialista que passava por perto pediu a palavra e fez questão de expor toda a sua indignação com a postura da direção.

Números do Banco Central apontam o que os trabalhadores constantemente alerta: a necessidade de funcionários reflete no atendimento. De agosto a dezembro do ano passado, a Caixa figurou entre os três bancos com mais reclamações de clientes, sendo a campeã em agosto e setembro, terceira colocada em outubro e novembro e segunda, em dezembro.

Em todo o Brasil, a campanha já arrecadou 31.504 assinaturas, sendo São Paulo o estado com mais adesões: 6.477. Minas vem a seguir com 4.154 e o Paraná é o terceiro maior coletor com 3.463.

Em Pernambuco
A agência Caxangá é a quarta unidade a receber a visita do Sindicato de Pernambuco, em protesto por mais contratações e melhor atendimento. Os atos fazem parte da campanha nacional, + empregados para a Caixa + Caixa para o Brasil . Já foram realizadas atividades nas agências Guararapes, Afogados e Marcos Freire. Na Caxangá, na manhã desta quinta-feira, dia 14, foram colhidas 240 assinaturas.

As filas se formam antes da agência abrir. Do lado de fora da unidade, os clientes esperam para pegar sua senha de atendimento. “Não era dia de pico nesta quinta. Mesmo assim, tinha muita gente, sobretudo no auto-atendimento”, afirma Jaqueline Mello, secretária-geral do Sindicato e representante do Nordeste na Executiva Nacional dos Empregados da Caixa. Segundo ela, o perfil das pessoas atendidas pela agência deveria requerer um número ainda maior de caixas. “São pessoas simples, que muitas vezes sequer sabem assinar o nome, que não têm acesso a computadores nem sabem manejar as máquinas de auto-atendimento. Gente que tinha que ser atendida por gente”, opina.

Em Pernambuco, já foram coletadas cerca de 1.500 assinaturas para a campanha por mais contratações na Caixa Econômica. Que se diga: no Brasil, a Caixa ocupa o segundo lugar em reclamações de clientes no Banco Central. É o que registra a lista relativa a dezembro, divulgada pelo BC em meados de janeiro. O primeiro lugar, pelo terceiro mês consecutivo, é do ABN-Real.

A Campanha + Empregados para a Caixa + Caixa para o Brasil é um dos assuntos que serão tratados nas reuniões, marcadas para os dias 19, 20 e 21, com o pessoal das agências Conselheiro Aguiar, Arrecifes, Caxangá, e Boa Viagem. Os empregados lotados em Nazaré da Mata também já manifestaram interesse nas discussões, mas ainda não existe data agendada.

Outros temas em pauta são: eleição de delegados sindicais, prevista para dia 27 de março, com inscrições até dia 17; Encontro Estadual de Novos Bancários, que acontece dia 1º de março, no Sindicato; PCS – Plano de Cargos e Salários e unificação das carreiras.

Fonte: Sindicatos de SP e PE

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram