Reunidos em assembleia na segunda-feira, dia 23, os bancários do Ceará aprovaram a realização de uma passeata pelo Centro de Fortaleza nesta quarta-feira, dia 25, com concentração a partir das 17h, na Praça do Carmo. A caminhada é uma forma de pressionar os banqueiros e mostrar a força da greve nacional.
“Só uma greve forte pode arrancar uma proposta decente dos banqueiros. A greve chega ao sétimo dia e vem crescendo cada vez mais, principalmente nos bancos privados. Juntos vamos mostrar nossa força e nossa luta para toda a população numa grande caminhada pelo centro da cidade”, convoca o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra.
O dirigente sindical repudiou a posição intransigente da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) que até agora não ofereceu nenhuma proposta aos bancários além dos irrisórios 6,1% de reajuste.
“Os banqueiros ignoraram nossas reivindicações por mais segurança, mais saúde, mais emprego, mais remuneração. A única nota que divulgaram orientava a população a procurar os correspondentes bancários. Isso não é postura de quem deseja negociar”, lamentou.
Durante a assembleia, os bancários denunciaram ainda a postura antissindical do Banco do Brasil, que vem proibindo a entrada de diretores do Sindicato nas agências. “Essa é uma atitude condenável que fere inclusive a Convenção Coletiva da categoria, que autoriza livre acesso das entidades sindicais às unidades”, esclarece Carlos Eduardo.
A próxima assembleia da categoria acontece nesta quinta-feira, dia 26, às 17h, na sede do Sindicato (Rua 24 de Maio, 1289 – Centro) para avaliar o movimento grevista.