Os bancários do Banco do Estado do Espírito Santo (Banestes) promovem neste sábado, 31 de julho, o XIII Congresso dos Funcionários do Sistema Financeiro, para debater e aprovar a pauta de reivindicações específicas da categoria para este ano. Entre os temas, está a criação de uma nova estrutura de cargos e remuneração, recuperação das perdas salariais e a volta da seleção interna. O encontro acontece em Vitória, no Alice Vitória Hotel.
Segundo a consulta encaminhada pela Contraf-CUT, a prioridade dos bancários capixabas para 2010 teve como foco a recuperação das perdas salariais.
Os trabalhadores também pretendem arrancar da empresa a retomada das negociações. O processo existe há mais de 20 anos, porém segue interrompida desde 2006. “Uma das estratégias da campanha para 2010 é assinar o acordo específico que o governo do estado insiste em recusar”, afirma Jessé Gomes de Alvarenga, coordenador geral do Sindicato dos Bancários do Espírito Santo (Seeb/ES) e funcionário do banco.
Além disso, os trabalhadores irão discutir as estratégias de luta pela valorização e manutenção do banco público estadual. Durante o evento, ainda será pautada a elaboração de um documento com propostas dos bancários do Banestes para os candidatos a governador do estado.
“Há grandes pendências deixadas pela gestão atual do governador Paulo Hartung, mas esperamos que os bancários compareçam em massa para discutirmos a estratégia e arrancarmos o acordo específico. Contamos com a participação de todos para fazermos juntos a campanha salarial bem forte e eficaz no Banestes”, concluiu Jessé.
Clique aqui para acessar o folder com mais informações do congresso