Mobilização dos bancários cresce em todo país
Os bancários das 27 agências da Rua Marechal Deodoro, em São Bernando do Campo, no ABC Paulista, realizaram na manhã desta segunda-feira (3) uma assembleia de rua. A manifestação aconteceu entre as 10h e 12h, atrasando a abertura das agências em duas horas.
“A ideia foi chamar a atenção do trabalhador sobre o resultado das rodadas de negociações com os banqueiros, que negaram todas as reivindicações da categoria”, explicou Eric Nilson, presidente do Sindicato dos Bancários do ABC.
A atividade, além de mobilizar a categoria, serviu para pressionar os bancos a apresentar uma proposta decente na rodada que acontece, nesta terça-feira, a partir das 15h, em São Paulo. A manifestação fez parte do Dia Nacional de Luta.
Durante a assembleia, os diretores do Sindicato informaram os bancários que essa nova negociação será decisiva. “Esperamos que os banqueiros venham com uma boa proposta para a categoria, pois caso contrário nós vamos lutar pelos nossos direitos por um emprego decente e bem remunerado”, afirmou Eric.
O Comando Nacional considerou insuficiente a proposta apresentada pelos bancos, em 28 de agosto, que prevê 6% de reajuste (aumento real de cerca de 0,7%) para todas as verbas salariais, inclusive PLR (Participação dos Lucros e Resultados), além de avanços em relação à saúde, à segurança bancária e à igualdade de oportunidades.