Bancários de Três Rios aprovam greve nacional a partir do dia 18

Assembleia rejeita proposta de 0,58% de aumento real da Fenaban

Os bancários de Três Rios e Região rejeitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e aprovaram, em assembleia realizada na noite de quarta-feira (12), no Auditório do Sindicato, greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira, dia 18. A decisão foi tomada por unanimidade.

Outros sindicatos filiados à Federação dos Bancários do Rio de Janeiro e Espírito Santo encerraram as assembleias também com decisão favorável à greve.

A expectativa do Comando Nacional dos Bancários é de que todos os estados aprovem a greve. “Os bancários estão indignados com essa provocação que os banqueiros fizeram e estão respondendo à Fenaban com a decisão pela greve”, disse Niltinho, presidente do Sindicato e integrante do Comando Nacional.

Sem acordo, o anúncio da greve é usado como forma de pressionar a Fenaban. Até agora, os banqueiros apresentaram proposta de reajuste linear para salários, pisos e benefícios de 6%, o que representa um aumento real de 0,58%. A proposta passa longe da reivindicação dos trabalhadores, que pedem 10,25%, sendo 5% de aumento real.

Segundo o Comando Nacional, o aumento real proposto é menor que o índice da quase totalidade dos acordos salariais feitos por outras categorias no primeiro semestre, que obtiveram ganhos reais superiores a 5%.

No dia 17, a categoria realiza novas assembleias, dessa vez com o objetivo de organizar a greve. Os bancos têm até lá para apresentar nova proposta.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram