Mobilização dos bancários cresce em todo país
Os bancários da região de Picos, cidade piauinse localizada a 307 km de Teresina, participaram do dia nacional de mobilização nesta sexta-feira (16) para cobrar remuneração digna dos bancos. Os trabalhadores reivindicam reajuste de 12,8%, PLR de três salários mais R$ 4.500, valorização dos pisos e das verbas, Plano de Cargos e Salários (PCS) e previdência complementar para todos os funcionários, dentre outras reivindicações.
A categoria aproveitou a oportunidade para denunciar o Itaú, que inaugurou recentemente uma agência naquela cidade, mas sem oferecer o mínimo de segurança para bancários e clientes. O banco insiste em manter a unidade aberta sem a porta giratória com detector de metal, pondo em risco a vida dos usuários dos serviços bancários.
Participaram da manifestação os diretores Antonio Libório, Leví Pinheiro, Luis Valfran (Regional Picos), João Neto, Lusemir Carvalho, Carlos Arias (Camarão), com a presença dos bancários do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e Itaú.
Os bancários esclareceram à população sobre a Campanha Nacional 2011, bem como as reivindicações que atingem diretamente a clientela, como segurança e mais contratações.
De acordo com o diretor do Sindicato, João Neto, a agência do Itaú naquela cidade não poderá permanecer sem um dos dispositivos de segurança fundamentais para o funcionamento de uma agência. A entidade já enviou oficio à matriz do Itaú, solicitando a regularização do problema. “Caso não haja solução, o Sindicato acionará o Ministério Público Federal e a Polícia Federal para garantir a instalação da porta giratória”, finaliza.