Bancários de Pernambuco deflagram greve por tempo indeterminado

Os bancários de Pernambuco rejeitaram na noite desta quinta-feira, dia 22, a proposta dos bancos e deflagraram greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira, dia 27. Mais de 400 bancários participaram da assembleia, que lotou o auditório do Sindicato.

Com isso, as instituições financeiras têm até a próxima segunda-feira, dia 26, para apresentar uma nova proposta que atenda as reivindicações dos bancários. Os representantes dos bancários no Comando Nacional têm nova negociação com a federação dos bancos (Fenaban) nesta sexta, dia 23, para solucionar o impasse.

Para a presidenta do Sindicato, Jaqueline Mello, a proposta apresentada pelos bancos até agora não atende a nenhuma reivindicação dos bancários. “Os bancos estão querendo induzir os bancários a achar que os 7,8% de reajuste proposto é melhor que os 7,5% que conquistamos no ano passado. Mas é preciso levar em conta a inflação do período. Com o reajuste de 7,8% este ano, teríamos apenas 0,37% de aumento real. Já os 7,5% do ano passado nos rendeu 3,1% de aumento real”, explica Jaqueline.

A dirigente sindical convoca todos os bancários a realizarem uma grande greve para pressionar os bancos e garantir que as reivindicações sejam atendidas.

As negociações

Até agora, após quatro rodadas de negociações, os bancos não atenderam a nenhuma das reivindicações dos bancários. A única proposta apresentada pelas instituições financeiras, na última terça-feira, dia 20, prevê 7,8% de reajuste salarial, o que dá apenas 0,37% de aumento real (acima da inflação). Os representantes dos bancos também ofereceram o mesmo índice para corrigir o piso, os vales refeição e alimentação, auxílio-creche e a regra básica e parcela adicional da PLR.

Os bancários querem reajuste salarial de 12,8% (aumento real de 5% mais a reposição da inflação), PLR de três salários mais R$ 4.500, piso equivalente ao salário mínimo do Dieese (R$ 2.297,51), plano de cargos e salários para todos, mais contratações, fim da rotatividade e reversão das terceirizações, entre outros pontos.

Nova assembleia

O Sindicato realiza nova assembleia com os bancários para avaliar as negociações desta sexta e organizar a greve por tempo indeterminado. A assembleia será nesta segunda-feira, dia 26, às 19h, na sede do Sindicato (Av. Manoel Borba, 564, Boa Vista, Recife).

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram