A Campanha Nacional dos Bancários tomou as ruas do centro do Recife, nesta terça-feira 24, e agitou bancários e clientes dos bancos. Com muito bom-humor, a comitiva liderada pelo Sindicato percorreu as principais agências e departamentos da capital e marcou o lançamento oficial da Campanha em Pernambuco, no mesmo dia em que o Comando Nacional dos Bancários e a federação dos bancos (Fenaban) começam a negociar as reivindicações dos trabalhadores.
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A presidenta do Sindicato, Jaqueline Mello, destaca que com o lançamento da Campanha os bancários vão esquentar a mobilização para pressionar os bancos e conquistar as reivindicações apresentadas para as instituições financeiras no último dia 11 de agosto. “Vamos continuar percorrendo as agências da região metropolitana do Recife e do interior nesta quarta e quinta-feira, dias 25 e 26. Vamos conversar com os bancários sobre a Campanha e prepará-los para a luta, pois só com muita pressão vamos aumentar as nossas conquistas”, ressalta.
O lançamento da Campanha em Pernambuco foi marcado pelo bom-humor. Um casal de atores acompanhou a comitiva do Sindicato e representou de uma forma muito engraçada um dos principais problemas que os bancários enfrentam no dia a dia: o assédio moral e a pressão para o cumprimento de metas.
Mobilização – A bancária Hélida Pantoja acompanhou atentamente a encenação dos atores e se divertiu, apesar do enredo ser dramático. Para ela, que tem 26 anos de trabalho no Banco do Brasil, somente com mobilização os bancários vão conseguir resolver os problemas, como o assédio moral e as metas abusivas, e conquistar as reivindicações desta Campanha Nacional.
“Sou sindicalizada e há 26 anos participo de todas as greves. Eu percebo que sempre que a mobilização é boa nós conquistamos mais. E quando não demonstramos muita força os bancos cedem menos. Mas quero destacar que a greve deve ser o último recurso dos trabalhadores. O Sindicato deve apostar na mesa de negociação e quando o diálogo com os bancos se esgotar aí sim devemos partir para a greve”, afirmou Hélida.
Apoio dos clientes – A comitiva do Sindicato recebeu o apoio incondicional dos clientes por todos os bancos que passou. Os dirigentes explicaram que parte das reivindicações dos bancários é voltada para os clientes e para toda a sociedade. “Queremos mais crédito, menos juros, mais contratação para melhorar o atendimento e, principalmente, que os bancos cumpram a sua função social de investir no crescimento do Brasil”, explica Jaqueline.
O militar da reserva, Vanderlei Rodrigues, cliente dos Banco do Brasil há mais de 40 anos, foi um dos que manifestaram apoio à Campanha Nacional dos Bancários. Segundo ele, o atendimento dos bancos é muito ruim, o tempo de espera é muito grande e as instituições financeiras ignoram solenemente a Lei das Filas. “Além disso, as tarifas são exorbitantes e o banco tenta te empurrar um monte de produtos que eu não quero. Todo mês eu recebo do BB um cartão de crédito que eu sempre rasgo e ligo em seguida para o banco cancelando o produto. E no mês seguinte eles me enviam de novo. É um absurdo”, reclamou.