O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso realizou na manhã de hoje (21) uma paralisação de uma hora da agência do Banco do Brasil, na Avenida Carmindo de Campos em Cuiabá. Na ocasião foram distribuídas cartas abertas à população e realizada mobilização com faixas e carro de som. Além da reivindicação de uma proposta decente por parte dos bancos, a mobilização também reivindicou adoção de mais medidas de segurança nas agências.
A unidade do BB, que ficou paralisada até o meio-dia, foi escolhida como ponto de protesto neste Dia Nacional de Luta, que ocorre simultaneamente em todo o país, porque neste local será implantado um projeto piloto da instituição visando eliminar as portas giratórias das agências. Atendendo o novo layout do Banco do Brasil, a empresa ignora o alto índice de assaltos a suas unidades e retira um item de segurança imprescindível. Em 2009, de 20 roubos realizados em unidades bancárias do Estado, nove foram no BB. Neste ano, de um total 15 roubos, quatro foram em agências deste banco. O número é ainda mais assustador quando se trata de caixas eletrônicos, com mais de 55 arrombamentos.
A segurança bancária é uma das reivindicações da Campanha Salarial 2010. Em quatro rodadas de negociação os banqueiros negaram praticamente todas as solicitações dos trabalhadores. Amanhã (22), a Fenaban se comprometeu em apresentar uma proposta à
categoria. Caso não haja uma proposta decente que atenda as necessidades dos trabalhadores, os bancários de Mato Grosso se reunirão no dia 28 para decidir se entrarão em greve por tempo indeterminado, começando no dia 29 de setembro. Durante essa semana o Sindicato dos Bancários fará outras manifestações para continuar pressionando os bancos a oferecer uma proposta justa.
Entre as reivindicações negadas pelos banqueiros estão: reajuste de 5% acima da inflação, Participação nos Lucros e Resultados maior, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, aumento da segurança nas agências e mais ontratações. Com propostas que atendam à essas solicitações, os bancos estarão eneficiando os bancários e também melhorando o atendimento para todos os clientes. Outro banco é
preciso. Pessoas em 1º lugar!