Protesto simboliza o mau atendimento aos clientes do HSBC
Para chamar a atenção da maneira como o banco HSBC vem tratando seus clientes, o Sindicato dos Bancários de Jundiaí e região distribuiu bananas e chá gelado para a população em frente à agência da Avenida Jundiaí na manhã desta segunda-feira (15).
Também foram coletadas assinaturas para o abaixo-assinado que será encaminhado ao Ministério Público, em protesto contra as medidas tomadas pelo banco inglês, que vem dificultando o acesso dos clientes aos serviços do banco, descumprindo a resolução 3694 do Banco Central.
Desde o dia 28 de julho, os caixas convencionais na agência da rua Rangel Pestana foram extintos e os clientes que precisam deste tipo de atendimento precisam se deslocar até a agência da Avenida Jundiaí.
“Há muito tempo o HSBC vem dando bananas aos seus clientes e resolvemos fazer isso oficialmente para chamar a atenção da população. Também servimos um chá em alusão ao bom costume inglês”, explica Douglas Yamagata, presidente do Sindicato.
A atividade também fez parte do Dia Nacional de Luta, que está programado no calendário oficial da Campanha Nacional dos Bancários 2014. “Como parte das atividades de mobilização da campanha foram definidos vários Dia Nacionais de Luta por temas específicos e achamos apropriado denunciar os descasos cometidos pelo HSBC”, informa Adelmo Luiz Sampaio, diretor do Sindicato e funcionário do HSBC.
Art. 3º da resolução 3694 do Banco Central – É vedado às instituições recusar ou dificultar, aos clientes e usuários, o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa, mesmo, na hipótese de oferecer atendimento alternativo eletrônico.
OUTROS CANAIS PARA RECLAMAÇÃO
SAC HSBC: 0800 729 5977 / 0800 701 5934
(24 horas de segunda a segunda)
Ouvidoria HSBC: 0800 701 3904 / 0800 701 5934
(10h às 16h de segunda a sexta)
Atendimento Bacen: 0800 979 2345 (24 horas)
Procon Jundiaí: Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 153 – Centro
*atendimento presencial de segunda a sexta-feira das 8h às 16h (com senhas)