Mobilização na Bahia: bancários de Irecê na Campanha Nacional
Na última sexta-feira, dia 26 de agosto, os bancários da Região de Irecê, na Bahia, estiveram reunidos na calçada da Agência do Bradesco para o ato de lançamento da sua Campanha Nacional 2011. Participaram da mobilização diversos bancários do BNB, Bradesco, Caixa Econômica e Banco do Brasil.
Devidamente uniformizados com as camisetas da Campanha Nacional que tem como tema: BANCO NÃO RESPEITA TRABALHADOR – QUEREMOS EMPREGO DECENTE – os trabalhadores do ramo financeiro protestaram contra a alta lucratividade dos Bancos, contra as inúmeras demissões imotivadas dos e principalmente pela precarização do serviço bancária, cada vez mais constante.
Animação e protesto
O evento contou com ampla participação da sociedade civil que foi animada pelo forrozeiro Zé Bigode e sua Banda.
O poeta Valderi também deu o ar da graça recitando versos de improviso contra o desrespeito dos banqueiros com o seu funcionalismo.
Durante os discursos de protesto, o Presidente do Sindicato, Carlos Alberto, insistia em denunciar a alta lucratividade dos Bancos, que em apenas um semestre já lucraram mais de R$ 25 bilhões, considerando-se apenas as cinco maiores empresas do ramo financeiro.
“Os banqueiros precisam repartir o bolo da lucratividade com quem de fato faz o crescimento das instituições acontecer, que são os bancários. É preciso respeitar também a clientela que paga juros astronômicos e tarifas nas alturas, mas que em troca é “presenteada” com a demissão dos trabalhadores, o que precariza os serviços causando enormes filas e perda de tempo para a população”, protestava o sindicalista.
Canjica
O Sindicato promoveu ainda, durante o lançamento da campanha, a distribuição de canjica para a clientela, simbolizando a necessidade da valorização da agricultura, cobrando que os bancos sejam fomentadores da produção e não apenas vendedores de títulos de seguro, capitalização e previdência.
Além disso, serão distribuídos potes de canjica para a clientela bancária, uma das mais atingidas pela nefasta política de rotatividade e de demissões adotada pelos grandes bancos brasileiros.
Dia do Bancário
Além do evento inaugural da campanha, os bancários se reuniram na sede do Sindicato na noite da sexta-feira, para comemorar o Dia do Bancário (que acontece no dia 28 de agosto.
A festança contou com ampla participação de bancários e convidados e foi animada pela dupla Fagner e Damy, contando ainda com a participação do músico Juliano.
Os trabalhadores bancários da Região de Irecê, merecem de fato, parabéns!