Bancários de Feira de Santana (BA) protestam contra PLS 555

Os bancários de Feira de Santana fizeram, na terça-feira (16), um protesto contra o PLS 555, de autoria do senador Tasso Jereissati (PSDB), que visa exterminar as estatais no Brasil como: Caixa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, BNDES, Petrobrás e Correios e entregar ao grande empresariado privado.

O PLS prevê que as empresas públicas sejam constituídas sob a forma de S.A. (Sociedade Anônima), o que permite a participação do capital privado, ou seja, a privatização.

O protesto, que aconteceu em todo país, foi realizado na agência principal da Caixa Econômica Federal situada na Rua Tertuliano Carneiro centro comercial de Feira de Santana.

Entre os discursos proferidos em carro de som, os bancários alertavam a população sobre o risco que corre o povo brasileiro, uma vez que são empresas estratégicas para o desenvolvimento do país e são imprescindíveis nas políticas sociais que visam melhorar as condições de vida dos brasileiros.

Após a mobilização dos trabalhadores, a votação do PLS 555 (Projeto de Lei do Senado), prevista para o mesmo dia (16/02), foi adiada. O número de senadores que se opõem à proposta é expressivo. Ao todo, 30 são contra a privatização das estatais.

São necessários 41 votos para derrubar o projeto, ou seja, mais 11 dos 81 possíveis. Os parlamentares que se manifestam contrários ao PLS são a favor do substitutivo do senador Roberto Requião (PMDB-PR), que altera 20 itens considerados críticos.

A vitória, no entanto, é parcial. A mobilização contra o PLS 555 deve continuar, já que pode ser votado na próxima semana. Os trabalhadores da Bahia devem enviar emails para os senadores do Estado – Lídice da Mata (PSB), Otto Alencar (PSD) e Walter Pinheiro (PT) para que ampliem a luta contra a proposta.

Um dos mais polêmicos é a transformação das empresas estatais em sociedades anônimas a partir da aprovação dos conselhos de administração de cada empresa. Na prática, seria a privatização. A entrega do patrimônio público ao grande capital, que visa apenas o lucro.

A informação que temos é de que a pauta do PLS 555 retorna a partir de março no Senado. Vamos aproveitar para intensificar o debate junto às bases e sociedade até lá.  Nova Manifestação Nacional está agendada para o dia 02.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram