O Sindicato dos Bancários de Criciúma se reuniu na terça-feira, dia 13, com deputados da região buscando apoio para frear a expansão dos correspondentes bancários. Participaram da reunião o deputado federal Ronaldo Benedet (PMDB-SC) e um assessor do deputado federal Jorge Boeira (PT-SC). A direção do Sindicato também está em contato com o deputado Edinho Bez (PMDB-SC).
A categoria quer que os parlamentares sejam favoráveis ao projeto de decreto legislativo (PDL), do deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), que suspende a resolução do Banco Central que amplia a função dos correspondentes bancários no país. Segundo Edegar Generoso, presidente do Sindicato, a resolução do BC permite a flexibilização total das regras para o funcionamento dos correspondentes bancários.
“Em síntese, o BC permitirá que qualquer sociedade pública ou privada atue como correspondente bancário, passando a possuir como atividade principal o papel de correspondente, oferecendo prestação de serviços de atividades de atendimento ao cliente e usuários da instituição contratante. Com isso, os próprios bancos passam a criar empresas para atuar como correspondentes e não terão mais interesse em abrir agências, medida que no futuro próximo poderá extinguir a categoria bancária”, avalia Edegar.
O deputado Benedet afirmou que, mesmo sem conhecer o assunto em sua totalidade, no qual irá se inteirar, está junto com a categoria. A assessoria de Jorge Boeira assinalou que o mesmo sabe do tema e está em contato com o Berzoini.
O presidente do Sindicato explica ainda que o PDL pode ser usado pelo Congresso para anular ato de um órgão do Executivo sem possibilidade de veto da presidente da República. “Continuaremos com a mobilização e iremos expor o tema para debate na Conferência Estadual dos Bancários no dia 16 de julho em Florianópolis”, conclui Edegar.