No Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, ocorrido nesta quarta-feira, 28 de abril, diretores do Sindicato dos Bancários de Campinas e Região participaram de ato organizado pela subsede da CUT, no centro de cidade, no período da manhã.
Em Brasília, as centrais sindicais fazem ato no Plenário 2 da Câmara dos deputados, a partir das 17h, para a entrega de diversos projetos de lei ao presidente da casa, Michel Temer.
Dados
As estatísticas do Ministério da Previdência mostram que em 2008 foram registrados 747 mil acidentes de trabalho no país, com 2.557 mortes e 12.071 casos de trabalhadores com incapacidade permanente. Segundo estimativas da OIT (Organização Internacional do Trabalho), ocorrem anualmente no mundo cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho; 160 milhões de casos de doenças ocupacionais. Dos trabalhadores mortos, 22 mil são crianças, vítimas do trabalho infantil.
Ainda segundo a OIT, todos os dias morrem, em média, cinco mil trabalhadores em decorrência de acidentes ou doenças relacionadas ao trabalho.
História
O Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, lembrado no dia 28 de abril, surgiu no Canadá e logo se espalhou por diversos países. A data registra um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no Estado da Vírginia, nos Estados Unidos no ano de 1969.
A OIT, desde 2003, consagra a data à reflexão sobre a segurança e saúde do trabalhador. No Brasil, o dia 28 foi instituído pela Lei nº 11.121.