O Sindicato dos Bancários de Campinas e Região realiza nesta quinta-feira, dia 26, um debate sobre assédio moral. O evento terá como expositor o professor Roberto Heloani, pesquisador da Unicamp e FGV/SP. O debate será na sede da entidade sindical (Rua Ferreira Penteado, 460, centro), 19h.
O debate contará com a participação do secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT, Plínio Pavão.
A categoria bancária é a primeira a conquistar um acordo sobre o tema, formalizado no dia 7 de fevereiro deste ano entre a maioria dos sindicatos e a Fenaban.
Garantido na Campanha Nacional dos Bancários 2010, o acordo denominado Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho cria um canal específico para apurar as denúncias de assédio moral, que poderão ser apresentadas pelos sindicatos aos bancos. Neste caso, os sindicatos têm 10 dias para encaminhar as denúncias dos bancários; já os bancos têm prazo de 60 dias para apurar os fatos.
Esse acordo, inédito nas relações de trabalho do país, já foi assinado com Bradesco, Citibank, Itaú Unibanco, Safra, Santander, HSBC, Bicbanco, Votorantim e Caixa Econômica Federal. No Banco do Brasil foram instalados comitês de ética.
Quem é Heloani
Roberto Heloani é formado em Direito pela USP e Psicologia pela PUC/SP; Mestre em Administração pela FGV/SP, Doutor em Psicologia Social pela PUC/SP e Livre Docente pela UNICAMP.
Atualmente é Professor Titular e pesquisador na UNICAMP e FGV/SP. Pertence à Comissão de Direitos Humanos do CRP/SP e é co-fundador do site www.assediomoral.org