Bancários de Belo Horizonte realizam Dia Nacional de Luta por remuneração

Os bancários de Belo Horizonte e Região retomaram a mobilização nesta terça-feira, dia 14 de setembro, durante toda a manhã, em uma manifestação em frente à agência do Itaú Unibanco na avenida João Pinheiro, em mais um Dia Nacional de Luta para pressionar a Fenaban, a fim de conseguir avanços nas negociações da Campanha Nacional 2010. Foram paralisadas também mais quatro agências do Santander, Itaú Unibanco, Safra e Bradesco.

As manifestações antecederam a quarta rodada, que ocorre nesta quarta e quinta-feira, 15 e 16 de setembro, às 15h e às 9h, respectivamente, em São Paulo.

Estarão em discussão na próxima rodada as reivindicações que tratam de remuneração, como o reajuste de 11% (inflação do período mais aumento real), PLR de três salários mais R$ 4 mil, valorização dos pisos, auxílio-educação e previdência complementar para todos os bancários, dentre outros itens.

Durante o ato, o Sindicato denunciou o aumento dos lucros das cinco maiores instituições financeiras (BB, Itaú Unibanco, Bradesco, Caixa e Santander) que tiveram lucro líquido de R$ 21,3 bilhões no primeiro semestre deste ano, crescimento de 38,4% em relação ao lucro do mesmo período do ano passado.

Praticamente a cada dois anos, os bancos dobram de tamanho e esses lucros gigantescos se devem, entre outras razões, ao aumento da produtividade dos bancários, submetidos a uma brutal pressão para cumprir metas inatingíveis, sob assédio moral e às custas do adoecimento cada vez mais generalizado dos trabalhadores.

Até o momento, os bancos rejeitaram as reivindicações dos bancários, como o fim das metas abusivas, o combate ao assédio moral, mais segurança contra assaltos e sequestros, proteção ao emprego, mais contratações, reversão das terceirizações e fim dos correspondentes bancários.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram