Trabalhadores decidiram paralisar a partir do dia 30
A partir de terça-feira (30), os bancários da Bahia entram em greve por tempo indeterminado. A decisão, unânime, foi tomada na noite desta quinta-feira (25), em assembleia realizada no Ginásio de Esportes, ladeira dos Aflitos, em Salvador.
Com data-base em setembro, a categoria já teve sete rodadas de negociação com a Fenaban e praticamente não houve qualquer avanço em nenhuma das cláusulas em discussão, como saúde e sociais. Nas questões econômicas, os bancos oferecem reajuste salarial de 7%, mas os trabalhadores querem 12,5%, o que inclui 5,4% de aumento real de salário.
Após os informes dados sobre o andamento das negociações com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) e com os bancos públicos, o espaço foi aberto para discussões e sugestões. Cada trabalhador teve espaço para falar.
Antes de dar a palavra aos presentes, o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, chamou a atenção para a necessidade de envolvimento de todos os trabalhadores na campanha salarial. “É preciso unidade para enfrentar o sistema financeiro, que tem grande influência na mídia”.
Ao final da assembleia, os presentes aprovaram o calendário de mobilizações. Na segunda-feira (29), inclusive, acontece nova assembleia, às 18h, no Ginásio, para organização da paralisação.