Em campanha salarial, os bancários paralisaram as agências da avenida Sete de Setembro, em Salvador, até às 11h da manhã desta quinta-feira (10/9). A paralisação é parte do Dia Nacional de Luta, em protesto à postura da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), que na quarta rodada de negociação, na tarde de ontem em São Paulo, mais uma vez não apresentou nenhuma proposta à pauta de reivindicações da categoria.
Foram seis horas de discussões com o Comando Nacional dos Bancários, onde os representantes dos bancos mantiveram a mesma postura das reuniões anteriores e se recusaram a apresentar qualquer proposta aos temas debatidos.
“Os banqueiros estão tentando enrolar os trabalhadores na tentativa de desmobilizar a categoria da luta pelos seus direitos. A paralisação de hoje, que acontece em diversas cidades do país, é uma forma de mostrar que esta tática não vai funcionar”, ressaltou Euclides Fagundes, presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia.
Com data base em 1° de setembro, os bancários reivindicam reajuste de 10% (reposição da inflação mais aumento real), PLR de três salários mais R$ 3.850, valorização dos pisos salariais, cesta-alimentação de R$ 465, fim das metas abusivas e do assédio moral, segurança e melhores condições de trabalho.