Bancários capixabas lançam Campanha Salarial 2009

Com bastante irreverência, os bancários capixabas lançaram a Campanha Salarial 2009 na sexta-feira, 28 de agosto, Dia do Bancário, numa caminhada pelo Centro de Vitória. Um gigante com pernas de pau levando um saco bem cheio de dinheiro representou os banqueiros. Ao seu lado, um homem baixo, com um saquinho do tamanho do salário dos bancários e a carteira vazia.

Acompanhados com carro de som, cartazes e atores circenses, os trabalhadores distribuíram panfletos e conversaram com a população. Apesar da crise, lembraram os bancários, o setor financeiro continua sendo o mais lucrativo do país, o que significa que os banqueiros podem atender às reivindicações da categoria e melhorar o atendimento à população. A caminhada seguiu pela Avenida Jerônimo Monteiro, com paradas em frente às agências bancárias da região.

Na Praça 8, em frente à agência Central do Banestes, os bancários encontraram-se com os vigilantes, que estão em greve, e fizeram um breve ato. “Estamos iniciando nossa Campanha Salarial 2009 e é preciso que os trabalhadores estejam juntos para enfrentar os banqueiros. Seja o banqueiro Lula, responsável pelos bancos públicos federais, seja Hartung, responsável pelo Banestes e o Bandes, ou os banqueiros privados.

Todos se juntam para imprimir condições de trabalho degradantes, com grandes filas e insegurança nas agências, com altas taxas de juros e tarifas. Exigimos que os bancários, os vigilantes, os clientes e usuários de bancos sejam tratados com mais respeito”, disse o coordenador geral do Sindicato, Carlos Pereira de Araújo (Carlão). E acrescentou: “Somos solidários aos trabalhadores vigilantes, que estão em greve em luta por seus direitos”.

Ao final da caminhada, os bancários protocolaram a pauta de reivindicações específicas do Banestes na Secretaria Executiva do banco, no Edifício Palas Center. Também nesta sexta foi entregue a pauta do Bandes.

Slogan

O slogan da Campanha 2009 no Espírito Santo é “Banqueiros e governos: tirem suas máscaras. Negociação pra valer!”. O mote faz referência às propagandas dos bancos sobre um suposto compromisso com a sustentabilidade do planeta e com a responsabilidade social.

Os bancários denunciam que não há responsabilidade no pagamento dos salários, sempre baixos; não há responsabilidade com a segurança de clientes e trabalhadores e não há responsabilidade na cobrança de altas taxas de juros e tarifas.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no telegram
Telegram