(Recife) Bastaram duas horas e meia de protesto em frente a agência Guararapes para que o Sindicato conseguisse recolher 470 assinaturas de clientes e usuários dos serviços da Caixa. De 9:30 às 12 horas desta quinta-feira, uma banda de frevo garantiu a trilha sonora para o protesto, com distribuição de manifesto, pelo fim da sobrecarga de trabalho dos empregados e do mau atendimento prestado pela Caixa à população. O ato retoma a campanha nacional + Empregados para a Caixa, + Caixa para o Brasil, lançada ano passado pela Fenae – Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa, com apoio das apcefs, sindicatos e Contraf-CUT.
Respectivamente em Palmares, e Goiana, as duplas Francisco Bitu/Plínio Albuquerque e Alan Patrício/Carlos Frederico (Fred), em viagem de assistência política aos bancários das regiões Mata Norte e Sul, também garantiram a atividade. Tiveram todo o apoio dos empregados da Caixa e dos clientes. O ato no Recife contou com a presença de Josias Galeno, presidente da Apcef-PE – Associação do Pessoal da Caixa de Pernambuco. Presente, também, um concursado do Pólo Caruaru, ansioso pela contratação.
A receptividade pública não surpreende, observa Emerenciana Rêgo, secretária de Comunicação do Sindicato: “É o cliente e o usuário, sobretudo o mais humilde, que sofre na pele o desrespeito”. Mereh ressalta a prática nas agências da área metropolitana, que limitam a R$ 1 mil o montante da operação que pode ser efetuada pelo caixa-gente. “Não se trata de uma ou outra agência. Em todas elas está afixado cartaz com a restrição. A Superintendência Regional diz que não há orientação nesse sentido, mas é inacreditável que todo o corpo gerencial tenha tido a mesma idéia ao mesmo tempo. Além disso, tal prática só existe aqui”, assegura.
Jaqueline Mello, secretária-Geral do Sindicato e representante do Nordeste na Executiva Nacional dos Empregados, lembra que os trabalhadores do banco, vítimas da sobrecarga de trabalho e de toda sorte de pressão, são os principais interessados em que essa campanha atinja seus objetivos: “As limitações no atendimento, impostas de cima para baixo, empurram para o colo do bancário o problema do atendimento, porque é ele que está na linha de frente. Na medida em que o bancário aceita as restrições, ele ajuda a mascarar o problema e dificulta a solução. Então, é preciso que todo e qualquer tipo de pressão seja denunciado ao Sindicato. É preciso, também, que todos participem ativamente da campanha, não apenas assinando, mas coletando assinaturas de clientes e usuários”, observa.
A idéia do Sindicato é, semanalmente, levar a campanha a pelo menos uma agência do Recife e Região Metropolitana. Entretanto, você não precisa esperar pela manifestação: peça uma cópia do impresso para o dirigente responsável pela sua área ou entre você mesmo no sítio da Fenae, clique no ícone com a marca da campanha, imprima manifesto e abaixo-assinado e comece, já, a coletar as assinaturas. O endereço: www.fenae.org.br/.
Fonte: Sulamita Esteliam – Seec PE