Ato de bancários retarda abertura de agência do Itaú Unibanco em Cuiabá

O assédio moral, o reajuste do plano de saúde dos funcionários em quase 25%, sem discussão com o movimento sindical, e as consequências do plano de metas têm causado grandes transtornos e prejuízos aos bancários no Itaú Unibanco. Por essa razão, o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) realizou nesta terça-feira, (19), um ato na agência Centro do Itaú Unibanco em Cuiabá, com o objetivo de chamar a atenção do banco e também, levar informações aos bancários, que estão sendo surpreendidos cada vez mais, com as posturas unilaterais e antidemocráticas por parte da direção da empresa.

Além da manifestação, também houve retardamento em uma hora, para a abertura da agência. “São muitas as ações danosas aos trabalhadores praticadas pelo Itaú Unibanco, como o desvio de função, que acaba ocasionando o assédio moral”, afirma o diretor de Formação e Organização do Ramo Financeiro do SEEB-MT, Natércio Brito.

Dentro da agência, os dirigentes sindicais se reuniram com os bancários e explicaram a situação dos funcionários do banco em todo o país, e de forma específica, em Mato Grosso. Na ocasião também foi entregue um informativo. Já para a população foi entregue carta aberta, explicando os motivos do protesto.

“Esse ato contou com o apoio dos bancários do Itaú Unibanco, que souberam detalhes sobre essa forma de conduzir a política do banco”, diz Italina Facchini, diretora de Políticas Sociais do Sindicato. Ela também reforça que o SEEB-MT está buscando levar o máximo de informação aos trabalhadores e irá manter a cobrança junto a direção do banco, para que soluções sejam tomadas o mais rápido possível.

Entenda a situação no Itaú Unibanco

Em todo o país, muitos gerentes operacionais não estão conseguindo realizar suas tarefas porque acabam sendo obrigados a desempenhar a função de caixas para suprir a falta de funcionários nas agências.

O Itaú Unibanco, por meio do AGIR (Ação Gerencial Itaú para Resultados), que é o plano de metas do banco, tem provocado nos trabalhadores, grande sobrecarga de trabalho e, devido à grande cobrança pelo cumprimento de metas cada vez mais abusivas e assédio moral, está investindo cada vez mais, em seu plano de demissões.

O resultado disso tudo é o mau atendimento, já que as agências estão cada vez mais superlotadas, com longas filas e poucos funcionários para atender a população, que também fica prejudicada com a falta de compromisso do banco.

Além desses problemas, os bancários do Itaú também estão sendo prejudicados com o reajuste de quase 25% no plano de saúde, definido pelo banco de forma unilateral e sem nenhuma negociação com o movimento sindical.

Em Mato Grosso, assim como em outros Estados do país, os sindicatos estão cobrando da direção do Itaú Unibanco, que se comprometa com seus trabalhadores e com seus clientes e usuários, pois o banco atingiu em 2010, o lucro recorde de R$ 13,3 bilhões, o maior da história dos bancos brasileiros e por isso, tem a obrigação de investir em seus funcionários e principalmente, na qualidade dos serviços que presta à sociedade.

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